31 de outubro de 2008

Conselhos Úteis || Interrail

O objectivo da nossa viagem prendia-se com ficar a conhecer os sítios, saber o que lá existe para depois, num passeio já mais descontraído, aprofundar os conhecimentos de cada cidade.
Avaliando a experiência já a uma certa distância temporal, vejo que a aproveitámos bem, mas também cometemos alguns erros. Ficam aqui certos conselhos:
-Não trocar dinheiro nas casas de câmbio, pois fica muito mais caro. Em vez disso, levantar directamente do multibanco/ATM.
-Levar sapatos MESMO confortáveis. Anda-se sempre mais do que se está à espera.
-Aproveitar os guias da cidade/ mapas gratuitos, disponíveis nos pontos de turismo de cada cidade.
-Comprar bilhetes/passes de transportes colectivos adequados à duração da estadia. Poupa-se muito dinheiro, sobretudo se derem para o metro e autocarro.
-Verificar a validade dos bilhetes/passes, para não apanhar multa.
-Nas cidades com mais afluência turística,reservar lugar no hostel com antecedência. Os que têm melhor relação preço/qualidade são os primeiros a lotar, sobrando só os mais caros.
-Levar molas da roupa e uma cordinha. Dá muito jeito.
- Sempre que se chega a uma cidade, ainda na estação de comboios, estudar os horários de partida para a próxima cidade. Poupa-se imenso tempo.
-Levar Toalhitas de bebé. Não é preciso explicar, pois não?
-Nos compartimentos dos comboios (aqueles cujas cadeiras se transformam em camas), se se quiser dormir descansado sem ninguém a chatear,dormir de cara tapada e fechar a porta do compartimento. Usei muito esta técnica ahaha
-Levar um caderno e fazer um diário de viagem. Podem incluir-se os bilhetes, fotografias, comentários das pessoas com quem se travou conhecimento...
-Ler blogs de outros interrailers e comparar as experiências.

2 comentários:

  1. Que bom ter-te de volta! Temos - os Fernõezinhos - que nos encontrar todos outra vez! :)

    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  2. esqueçeste de outras dicas... como malas velhas e com pouco fechos, roupa leve e muiiiiiiiiiiiita paciencia e uma BOA ONDA :D... espero ir ctg no próximo..pleaseeeeeeeee

    ResponderEliminar