7 de agosto de 2006

The Big Chill

..é o nome de um dos meus filmes preferidos de todos os tempos: pela simplicidade da história e pela maneira como é retratada a amizade que une antigos colegas da Universidade de Michigan, quando se reencontram após a morte de um deles.
Já andava à procura deste filme há muito tempo, até já tinha falado nisso a várias pessoas. Quando soube que este dvd estava à venda na Fnac pela módica quantia de 9,95 euros (obrigada Ogre!!!), fui logo comprá-lo.
Da primeira vez não reparei, talvez por estar demasiado feliz com o filme.
Mas ontem, meu Deus, ontem. Reparei em tudo. A legendagem (em português) está uma lástima. Um festival de asneiras, que vai desde uma má tradução dos termos em inglês até a erros gramaticais dignos de linchamento em praça pública. Um filme desta qualidade merecia uma legendagem perfeita!
O mais incrível é que, às tantas, dei por mim a prestar mais atenção às bacoradas das legendas do que ao próprio filme.
Fiquei muito decepcionada por constatar que nos dias de hoje (com o desemprego que há por aí) um filme desta natureza perca valor pela tradução, feita por uma pessoa que não sabe conjugar verbos. Mais valia terem dado a oportunidade a um tradutor com mais competência.
Desafio qualquer um a ver o filme, vão ver que tenho razão.
The Big Chill
The Big Chill - Os Amigos de Alex (1983)

2 comentários:

  1. olá!!!!
    Estás de volta!
    Já não me lembro muito bem do filme, tenho de o rever.

    ResponderEliminar
  2. é por essas e por outras que às vezes me ponho a ver filmes sem as legendas.
    se estás à vontade com o inglês, devias fazer o mesmo.

    ResponderEliminar