29 de outubro de 2008

15 de Agosto - Versailles

De manhã passeámos pela cidade, fomos ao Parc de la Villette e almoçámos no Mac mais próximo de lá. Depois eu queria ir visitar a livraria Shakespeare & Co, (http://www.shakespeareco.org/) situada na Rue de la Bucherie, nº 37. Tudo por causa do filme Before Sunset, do qual sou mega fã. (Sou uma daquelas pessoas que viram em 94 o Before Sunrise e depois ficaram à espera da sequela durante 9 longoooos anos). Foi um pouco difícil dar com o sítio (por causa do cansaço, talvez?) mas na verdade, fica mesmo perto da Notre Damme, literalmente no centro de Paris. (Km Zero) Fiquei muito contente, já em Viena tinha procurado visitar certos sítios onde o Before Sunrise tinha sido filmado. (E em Salzburgo, tínhamos visitado as locations do The Sound of Music)
Infelizmente, não pude ir ao Le Pure Café, pois não tínhamos muito tempo. Por causa das obras do Metro (havia um troço qualquer em obras) apanhámos um autocarro até à estação de partida do RER para irmos para Versailles.
Versailles… Um sonho.
P6110228
Estátuas junto a uma fonte
Mais uma vez, a par da importância histórica do monumento (Tratado de Versailles), um dos grandes motivos pelo qual tinha muita curiosidade em visitá-lo foi o facto de ter gostado muito do filme Marie Antoinette e da maneira como a Sofia C. captou a luz e toda a envolvência do Palácio e suas dependências.
À semelhança do que tinha acontecido no palácio Schonbrunn em Viena, o bilhete dava direito a visitar tudo, era válido para o dia todo e tinha um Audioguide em inglês incluído (com headphones), que nos facilitou bastante a visita.
A ópera estava fechada, por causa das obras de restauro. Tivemos pena de não poder visitá-la, mas julgo que irei voltar mais vezes a Paris e nessa altura poderei regressar a Versailles.
Gostei muitíssimo deste dia, o meu irmão também.
versailles sunset
Esta sou eu!
Ficámos até ao por do sol, sentados nas escadas junto à parte de trás do Palácio. Os últimos visitantes (cerca de 15) e alguns funcionários também estavam connosco, todos a contemplar aquele espectáculo.
sunset versailles
Sunset Versailles

No dia anterior o australiano giro tinha ido embora e o lugar dele foi ocupado por uma rapariga muitíssimo simpática, a Robyn, também australiana. Tínhamos gostado tanto dela, que combinámos sair com ela.
À noite, fomos passear com a Robyn. Passeámos em Pigalle, para ver o Moulin Rouge por fora. Fartámo-nos de rir com as fotos à porta das boites, eram todas mega pirosas dos anos 80.
Tirámos fotografias à Torre, que estava iluminada com luzes azuis, por causa da Presidência da UE e no início de cada hora, durante dez minutos, milhões de luzinhas acendiam e apagavam, fazendo com que a Torre parecesse uma árvore de Natal gigante. Um gasto de energia, mas… uma experiência que valeu a pena presenciar :)
Torre E. (noite)
A Torre Eiffel, toda iluminada

Voltámos para o Hostel e continuámos a falar um bom bocado até adormecermos.
Como o Hostel tinha recolher às 2h, quem quisesse sair, tinha de dormir fora do albergue, pois a partir desta hora, a porta fechava e só abria de manhã.
Nesta noite, o rapaz que estava no beliche da Robyn, dormiu noutro quarto, pois fizeram lá uma festa. Ele era brasileiro e chamava-se Marcos. Muito simpático também. Entusiasta de Monmartre, não se calava para irmos lá. Decidimos ir no dia seguinte, 16/Agosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário